Seara de Deus

O Grupo Espírita Seara de Deus, fundado no dia 04 de março de 1978, é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita. A prática da caridade moral e material sempre foram os pilares desta instituição.

Ao longo dos anos, o Seara de Deus, com base nos ensinamentos do Espiritismo, busca iluminar consciências através de cursos, reuniões mediúnicas, palestras públicas e atendimento fraterno. Em paralelo, diversos trabalhos assistenciais são realizados por meio de projetos, parcerias e convênios. A Creche Escola Jesus de Nazaré, fundada junto com o Seara de Deus, presta assistência gratuita a mais de 120 crianças, de três a seis anos de idade, em tempo integral. Este primoroso trabalho, além de oferecer uma educação de qualidade aos futuros jovens contribui para diminuir o sofrimento de centenas de família da região. A maioria dos trabalhos é realizada por voluntários, que através da prática da caridade, exercem os conhecimentos adquiridos dos estudos da Doutrina. Entre eles estão: a fabricação anual de 100 mil potes da Pomada Vovô Pedro; a campanha do quilo; as visitas aos hospitais; a distribuição de sopa de rua; o atendimento às vovós e gestantes. Desde a fundação, o Seara de Deus mantém-se firme na missão em colocar os postulados da Doutrina Espírita ao alcance de todos e em contribuir para diminuir os males sociais com atividades, em caráter de inteira gratuidade.

Para atender voluntários e frequentadores da casa espírita, o grupo dispõe de uma livraria com um acervo de mais de mil títulos, entra eles codificação, romances, estudos da doutrina, documentários, literatura infanto-juvenil, CD’s e DVD’s com palestras e apresentações artísticas espíritas. A instituição também disponibiliza biblioteca com acervo de mais de três mil obras espíritas, além de CD’s e DVD’s diversos. Seminários e simpósios são promovidos com o intuito de divulgar amplamente a Doutrina Espírita. Anualmente, o Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco – Simespe – traz ao Nordeste renomados conferencistas de todo o país, fazendo uma importante conexão entre o Espiritismo e demais temas relevantes da atualidade e atemporais, como Ciência, Saúde e Transdisciplinaridade. Milhares de pessoas participam todos os anos deste grande encontro, que proporciona conhecimento e alegria cristã, durante os seminários e nos momentos de arte. Este último módulo já contou com a participação de artistas como Nando Cordel, Silvério Pessoa, Nena Queiroga, Orquestra Criança Cidadã e outros.

História

Inicialmente, o grupo se encontrava em uma pequena casa alugada, no bairro do Janga, município do Paulista, para reuniões de estudo doutrinário e decisões administrativas, onde permaneceu, aproximadamente, por dois anos. O imóvel precisou ser devolvido, e o grupo, que na época já realizava atendimento a 30 crianças, ficou sem ter para onde ir. Um dos fundadores fez a doação de um terreno, onde precariamente as crianças passaram a ser atendidas. Aos poucos, duas pequenas salas foram sendo construídas, onde aconteciam as aulas durante o dia e reunião pública à noite. Além do objetivo de guardar, educar e alimentar crianças carentes de comunidades das periferias circunvizinhas, os voluntários distribuíam enxovais e farnéis mensais de alimentação para gestantes e idosos carentes. Após superar as dificuldades e comprovar que a decisão de fundar o Seara de Deus tinha caráter irrevogável, definitivo e permanente, ao que tudo indica, os espíritos repassaram intuições inteligentes e apoio sistemático para que fossem realizadas uma série de promoções com crianças, palhaços e brincadeiras. E assim, tornar possível a construção das salas, aumentando gradativamente o número de crianças atendidas, como também o de reuniões públicas doutrinárias realizadas. A construção da casa foi um trabalho lento, porém constante, e resultou no que hoje existe: uma sede própria.

Desde o princípio, constituiu-se como base a doutrina espírita, e a prática da caridade moral e material como ações prioritárias. E, foi assim que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no início desta construção de amor, que o trabalho deu certo. A entidade jamais perdeu de vista os seus objetivos principais.

Por que o nome Seara de Deus foi escolhido?

Antes mesmo da fundação do Grupo, vários espíritos se comunicavam trazendo mensagens de consolação, fé, esperança, esclarecimentos, incentivo ao trabalho e, em muitas delas, eles utilizavam o termo “SEARA DE DEUS”. Que significa um campo que precisa ser trabalhado pelo homem buscando a valorização de si mesmo seja no lar, no trabalho, no templo ou qualquer setor de suas atividades.

Durante as reuniões do grupo, os espíritos continuavam enviando as mensagens, as quais eram posteriormente arquivadas. Em um desses encontros, comunicou-se uma entidade, que se denominava “um irmão amigo”. Ele foi indagado se o termo que sempre utilizava – “Seara de Deus” -, seria o título de um livro a ser publicado contendo as mensagens recebidas. E ele respondeu humildemente: “Seara de Deus é tudo aquilo que decidimos fazer em nossas vidas: um livro, um trabalho, uma escola, uma creche, um templo, uma reforma interior, procurando sempre engrandecer o campo de nossas atividades no mundo”. Diante da resposta, os futuros fundadores compreenderam que tudo ficaria entregue às suas decisões, no exercício pleno do livre arbítrio dos mesmos. O apoio e participação dos espíritos amigos viriam depois. Foi então, numa reunião, em que estavam presentes não mais que dez participantes, ficou decidido fundar uma CASA para iluminar consciências, educar crianças, promover o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita, além do exercício da caridade moral e material. E que, de imediato, ficou denominada como Grupo Espírita Seara de Deus.